quarta-feira, 15 de agosto de 2012

QUEM VAI TAPAR O BURACO DA MA?

 

No dia primeiro de maio, deste ano, a Governadora Roseana Sarney esteve em Governador Nunes Freire para inaugurar o Posto do INSS daquela Cidade. Ao discursar, noticiou empolgada que autorizara a abertura do processo licitatório para a recuperação da MA – 106, que liga o Porto do Cujupe àquela Cidade, num encruzo com a BR – 316. A Governadora prometeu licitar o trecho entre Santa Helena a Gov. Nunes Freire.

Enquanto a Governadora discursava, algumas poucas máquinas estavam concluindo os trabalhos de recuperação da estrada a que se referiu no discurso.

Mais ou menos em dezembro de 2009 eu estive com o Deputado Max Barros, naquela época Secretário de Infraestrutura do Estado do Maranhão, e lhe perguntei quando iriam recuperar a MA – 106, no mesmo trecho de Santa Helena a Gov. Nunes Freire. O Secretário então me respondeu que as obras já estavam concluídas.

Por ser transeunte assíduo do trecho de estrada tida pelo Secretário como restaurada, em fevereiro de 2009 fiz mais uma viagem por ali e tirei algumas fotos para comprovar que obra nem uma havia sido feita ali.

Aí então fiz dois álbuns fotográficos sobre a questão. No primeiro, estão as fotos que tirei da MA – 106, entre Santa Helena e Gov, Nunes Freire, em FEVEREIRO DE 2010. No segundo, colei as que tirei agora, dia  12 DE AGOSTO.

Conclusão: a Governadora ou não sabia que as obras já estavam em andamento ou já antecipou que as obras mereceriam uma nova obra, portanto com nova licitação, nova contratação, etc; o Secretário Max Barros, lá em 2009, ou não sabia que nada havia sido feito, ou que mesmo estando concluídas as obras estas mereceriam novas obras, com nova licitação, etc.

Para vocês, caros poucos leitores, deixo as fotos de um buraco que ameaça cortar pelo meio a MA 106, distante aproximadamente 15 quilomêtros de Gov. Nunes Freire. Ele tem mais de quatro anos de idade e reflete o nível de atenção que tem sido dado à uma importante via de ligação entre a Região do Alto Turi com a Baixada e com a Capital maranhense. Quem precisa passar de São Luis para o Pará também é freguês da estrada e alvo dos BURACOS DA MA.

Quantos ainda precisarão morrer na MA 106 até que os calendários da Governadora, do seu Secretariado e dos contratados para a execução das obras se hamonizem? Parece que vivem em dimensões diferentes e se comunicam por “buracos de minhocas” e nós, usuários da via, em meio aos “buracos de empreiteiros”. 

Com vocês, a palavra.

DSC00491IMG00101

MA 106 - FEVEREIRO DE 2010                  MA 106 - AGOSTO DE 2012

2 comentários:

  1. Fabrício, mais uma triste constatação da total falta de compromisso dos representantes do Poder Público, que de tão verdadeira é comprovada pelo laudo fotográfico aí exposto, esse é o descaso de quem só lida com problemas através de papéis, prepostos ou agregados de luxo, que, sem sair do confortável gabinete, sequer estão à parte das questões. Diferente de nós que militamos em linha de frente e nos deparamos diariamente com perigos como este. Parabéns pelo blog e pelo alerta.

    ResponderEliminar
  2. Caro Cristiano:
    Grato pela contribuição, especialmente porque é testemunha direta das péssimas condições das nossa estradas. Reazar para melhorar. Votar melhor para melhorar. Grande abraço. Fique em paz, você e sua família.

    ResponderEliminar